Estudo mostra que ter flores e plantas pode aliviar a dor e a ansiedade
Pesquisa realizada com pacientes em recuperação de cirurgia abdominal revela impacto positivo na saúde
Um arranjo de flores frescas pode ter uma influência muito maior do que simplesmente incrementar a decoração – um buquê pode fazer bem para a saúde física e mental. É o que mostra um estudo realizado pela Sociedade Americana de Ciências da Horticultura sobre os efeitos que as plantas podem exercer em um quarto de hospital após uma cirurgia.
A pesquisa envolveu 90 pacientes em recuperação de uma operação para remoção do apêndice. Alguns deles receberam flores e plantas em seus quartos de hospital durante o período pós-operatório, enquanto outros não receberam. A diferença na recuperação entre os dois grupos foi significativa.
Segundo o estudo, pacientes em quartos hospitalares com plantas e flores tiveram significativamente menos ingestões de analgésicos no pós-operatório, respostas fisiológicas mais positivas evidenciadas por menor pressão arterial sistólica e frequência cardíaca, menores avaliações de dor, ansiedade e fadiga e mais sentimentos positivos e maior satisfação com seus quartos quando comparados com pacientes do outro grupo.
“Os resultados da pesquisa sugerem que as plantas em um ambiente hospitalar podem funcionar como um medicamento complementar eficaz para pacientes que se recuperam de uma cirurgia abdominal”, diz o estudo.
Mesmo que não esteja em um quarto de hospital se recuperando de uma operação, considere ter flores frescas e plantas dentro de casa. Sem dúvida elas terão um impacto positivo no seu bem-estar, além de embelezar o ambiente.
Via: CasaVogue