top of page

Decoração de apartamento tem clima de loft e estilo industrial

Neste loft em São Paulo, referências atuais misturam-se a recortes da história do morador. Em clima jovem, afetivo e elegante, o projeto do arquiteto Nildo José evidencia, sobretudo, a autenticidade como valor.


CIRCULAÇÃO | Ravi posa ao lado da geladeira com o cão Roger; atrás, a bicicleta Velocino, da Abici Italia. Na parede, pratos de Sônia Menna Barreto e fôrma de tijolos do Arnaldo Danemberg Antiquário (Foto Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação)


O modernismo brasileiro, o clima dos lofts cosmopolitas de NY, o design industrial e o estilo clean foram referências contemporâneas trazidas pelo morador. Mas nenhuma delas inspirou mais o arquiteto Nildo José que as histórias acumuladas na bagagem pelo empresário Ravi Alencar de Macedo, de 26 anos. Afinal, o loft de 134 m² inaugura sua vida na capital paulista. Basta abrir a porta do apartamento na Vila Nova Conceição e tem-se a primeira de muitas surpresas. “É um túnel do tempo. Os pais de Ravi choraram quando entraram por ali”, conta Nildo sobre o hall de entrada revestido de tacos de pau-marfim e de sucupira paginados em zigue-zague. Os tacos vieram da casa centenária de seus avós, onde o pai de Ravi cresceu em Fortaleza, CE, e que seria demolida naqueles tempos.


Mais adiante está a cozinha... Aceite o café e ouça outra história. Ravi presenciou por décadas sua família transformar uma mercearia em uma grande fábrica de alimentos da cadeia do trigo. Foi pensando no mercadinho lá do começo que Nildo chegou à estante que toma a parede de 5,40 m, onde estão potes de farinha e de macarrão. “Tudo é alcançado como nas antigas vendas”, diz.

No estar, uma prateleira de peroba-do-campo que restou da segunda casa dos avós e, na varanda, o pé de seriguela, em florada, falam mais sobre seu Nordeste. “É tudo muito especial, como se eu pertencesse a esse lugar há muito tempo”, diz Ravi. Dali para o segundo piso, o arquiteto criou um mezanino de vidro que se tornou um home office, acessado por uma enxuta escada caracol. Esse espaço mantém a amplitude do pé-direito, permitindo que a luz natural chegue à área íntima.

O quarto, na planta original, tinha um banheiro fechado e abafado. “Isso me incomodou bastante”, pontua o arquiteto. Veio outro insight das referências industriais: a caixilharia preta com vidros rendeu um espaço mais claro. “O visual do loft é clean, mas tem personalidade. Precisa ser criterioso para idealizar isso. O Nildo conseguiu”, define Ravi. Em meio a soluções de aproveitamento bem pensadas, surge a atmosfera que o arquiteto de 29 anos desenha com esperteza. Preza por histórias, contadas de um jeito nobre e inédito.


HALL DE ENTRADA | Concebido como um túnel do tempo, é revestido por tacos bicolores de sucupira e pau-marfim, trazidos da casa do avô do morador (Foto Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação)


SALA DE JANTAR | O carrinho de chá JZ, na Etel Interiores, apoia o bar para a mesa desenhada por Nildo José e produzida pela Montblanc Mármores, com cadeiras de Jader Almeida na Dpot, sobre piso de tecnocimento. O cinza quase branco das paredes é aquecido pela madeira em pontos estratégicos (Foto Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)



HOME OFFICE | No mezanino, a cadeira Sherlock, design de Etel Carmona, fica frente ao gaveteiro e à estante de laca cinza fosca, ambos desenhados por Nildo José e produzidos pela Ornare (Foto Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)



COZINHA | A vista traz os armários idealizados como uma mercearia, e, na parede, tijolos da Palimanan (Foto Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)


"Estudo a história do morador para encontrar os partidos do projeto. Nada é só esteticamente belo. É a essência da casa."


JANTAR | Sobre a mesa, a luminária de Paolo Rizzatto para a Flos surge próxima da obra da ceramista Shoko Suzuki, e, atrás, quadro de Rafael Sliks (Foto Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)



SALA DE TV | Acima do rack desenhado por Nildo José está a prateleira de peroba-do-campo, com livros virados propositalmente. À frente deles, da esq. para a dir., cadeira d’O Ebanista, bancos Cork na Micasa, e poltrona Adriana de Jorge Zalszupin. Sofá da Carbono Design (Foto Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)



VARANDA | Concebida como uma pequena selva, tem paisagismo de Bia Abreu, onde fica a poltrona de vime da Loja Teo, à frente do futon da tapeçaria Tutte Belli com mesa lateral da Codex Home (Foto Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)



QUARTO | Com desenho de Nildo José, a cama tem roupa da Trousseau, e, ao lado, luminária de Guilherme Wentz na Decameron Design. Atrás da caixilharia de aço fica o banheiro (Foto Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)


bottom of page