top of page

Como escolher as flores e pedras certas para um lindo jardim de rochas

Hoje cada proprietário tenta decorá-lo da melhor forma e mais original possível. A oportunidade de mostrar toda a sua imaginação é fornecida por um jardim de rochas. O que é isso? Que tipos de slides alpinos existem? Como escolher as flores e pedras certas para o jardim de rochas?



Às vezes jardineiros iniciantes confundem os conceitos de jardim de rochas e jardim ornamental. Como resultado, não é bem o que eu queria ver. Deve ser lembrado que rockaria é um jardim de pedras, e um slide alpino é um jardim de plantas. No rockaria pode usar-se um mínimo de flores ou não em absoluto, mas na colina alpina ocupam um dos lugares principais. A altura de tal composição pode frequentemente atingir 3 metros, o que não é realista para as rockarias.


Depois que ficou claro que esta é uma colina alpina e quais são suas principais características, considere os tipos de jardim de rochas. Antes de mais nada, quero observar que o esquema das colinas alpinas quase sempre repete os contornos naturais. Algumas variedades podem criar certos problemas quando você as cria, mas existem composições que até mesmo o iniciante pode organizar. Estes incluem o clássico monte alpino, que repete as características das terras altas. A criação do jardim das rochas é feita de pedras e pedregulhos, entre os quais se costuma plantar genciana, edelvais e, às vezes, pequenos pinheiros.



Composições mais complexas podem ser criadas com um reservatório, assemelhando-se a pântanos, ravinas ou desfiladeiros. Mas criá-los com as próprias mãos é muito mais difícil. Por exemplo, você pode fazer uma imitação de uma rocha, mas para isso você precisará necessariamente de pedras pesadas, para lidar sozinha com as quais é simplesmente impossível.

Em um tal penhasco você pode plantar samambaias e absinto, bem como arbustos de junípero e pinheiros que farão o deslizamento alpino verde durante todo o ano. Deve ser lembrado que o jardim de rochas é uma arte completa. Você nunca encontrará duas composições idênticas.

A criação do slide Alpine com suas próprias mãos pode ser dividida em várias etapas:

-escolha da localização;

-organização de drenagem;

-a seleção de pedras para a composição;

-preparação de solo para plantio;

-plantando flores, arbustos e árvores.

Para que o jardim de rochas pareça atraente, ele deve ser feito em um local ensolarado, onde seja possível encaixar naturalmente no desenho da paisagem, como. Além disso, o slide alpino deve estar localizado em um espaço aberto, onde não será fechado. Se a composição deve conter água, então ela pode ser colocada ao lado da lagoa. A localização ideal é o lado sul, que é iluminado quase todas as horas do dia.


Que tipo de pedras você prefere?

Quando você constrói um jardim de rochas com as próprias mãos, é preciso lembrar que as pedras grandes são geralmente colocadas na parte inferior da composição e as pequenas - de cima. Isso pode ser visto no conjunto de fotos na galeria de fotos. Embora às vezes uma grande pedra bonita pode ser colocada no topo da colina alpina. Durante a instalação do jardim, é desejável aderir às seguintes regras:

-Quanto menor o tamanho da composição, menores as pedras nela;

-não há nenhum esquema claramente indicado do arranjo de pedras, o principal é que o deslizamento alpino deve sair o mais naturalmente possível;

-Não use vários tipos de pedras ao mesmo tempo;

-é desejável fazer a composição três, quatro ou cinco camadas;

As pedras devem ser colocadas de tal maneira que as plantas possam ser plantadas livremente entre elas, levando em conta o fato de que no futuro elas também crescerão.

A escolha certa de plantas

Para que as flores para o jardim de rochas cresçam e não precisem de nada, é aconselhável usar um solo argiloso misturado com turfa na proporção de 3: 1. Ao fazer isso, você precisa garantir que esteja o mais limpo possível. Às vezes, o cascalho é adicionado ao solo. Mas as plantas para o jardim de rochas selecionam-se segundo certas características. Eles devem:

-ser despretensioso;

-É bonito olhar não só na estação morna, mas também na estação fria;

-para se dar bem uns com os outros.

O topo da colina alpina é geralmente plantado com arbustos decíduos e coníferos de baixo crescimento. Entre as árvores de folha caduca, o cotoneaster é muito popular, e no que diz respeito às coníferas, a preferência é geralmente dada ao zimbro, thuja ou pinheiro-da-montanha.





bottom of page