Como usar madeira na decoração
Material versátil e clássico, a madeira pode ser utilizada das mais diversas formas na arquitetura e na decoração de espaços. Seu uso remete a conforto e aconchego e é sempre uma boa opção, pois permite variáveis composições do espaço, proporcionando uma ambiência sofisticada.
Como elemento construtivo, pode ser usada em diferentes funções na edificação, desde a parte estrutural como nos pilares e vigas, ou então no madeiramento do telhado ou, ainda, como revestimento. Enquanto elemento natural, a madeira é muito flexível, porém delicada, um de seus maiores encantos, pois admite diversos usos e acabamentos.
Pode ser facilmente utilizada para espaços abertos ao tempo, ou em fachadas e áreas externas, em aplicações em decks, revestimentos ou pergolados. Embora precise de uma manutenção para conservação de suas características, a madeira pode ser um material muito resistente e duradouro e, claro, atemporal. Mas fique atento, certos cuidados precisam ser tomados na sua utilização como o tratamento das superfícies com o verniz indicado para cada tipo de aplicação e a manutenção preventiva das peças.
A madeira natural pode ser aplicada na decoração de interiores. Nesse caso, suas possibilidades são as mais variadas. Pode ser utilizada como piso, forração de paredes ou tetos, mobiliário ou portas, janelas e rodapés. As diversas opções de acabamento também garantem maiores possibilidades de aplicação. As madeiras mais conhecidas são: Peroba, Freijó, Carvalho, Ipê e Cumarú. Embora sejam elementos de um custo um pouco maior, compensam pela beleza, sofisticação e elegância.
Confira algumas dicas: