Comprar imóvel novo, usado ou na planta?
Depois da decisão de comprar um imóvel, surge uma nova dúvida: novo, usado ou na planta? As três opções têm suas particularidades, mas também possuem muitas características diferentes e é preciso avaliar os detalhes de cada um.
Imóveis usados
A primeira é o preço. Em prédios antigos, você geralmente consegue pagar menos pelo metro quadrado. A localização também merece vir no topo da lista de vantagens dos imóveis mais velhos. Erguidos quando a cidade era menor e havia mais terrenos disponíveis, esses prédios geralmente ficam mais perto da região central do que os novos empreendimentos.
Além disso, os apartamentos antigos, com 30 anos ou mais, costumam ter plantas maiores, ou seja, sala, banheiro, cozinha, quartos e dependência de empregados mais generosos do que os mais recentes, que normalmente privilegiam o espaço social.
Ideal para: pessoas que curtem ficar em casa e receber amigos, famílias com filhos adultos.
Imóveis novos
Um imóvel mais novo costuma ter melhor valor de revenda. É um apartamento mais atualizado, que desperta o interesse de mais pessoas. Além disso, geralmente esse imóvel tem uma área de lazer completa que, de certa forma, compensa a redução do tamanho do apartamento. Por exemplo, o imóvel não tem uma cozinha grande, mas o condomínio oferece um espaço gourmet na área comum. Um conceito muito comum nos últimos cinco anos é o de condomínio clube, em que o edifício oferece, além da piscina e do playground, espaços como salão de beleza e lounge juvenil, para os adolescentes se encontrarem.
Ideal para: recém-casados, jovens solteiros ou famílias com filhos pequenos.
Imóveis na planta
A vantagem é a forma de pagamento. Geralmente, quando a pessoa compra na planta, há uma flexibilidade na forma de pagamento que não se consegue no imóvel usado. Outra vantagem é poder deixar o apartamento com a cara do proprietário sem precisar enfrentar as dores de cabeça de uma reforma. É possível escolher antes itens como o design dos armários da cozinha, os lustres e o tipo de piso. Em muitos empreendimentos, o comprador também decide onde subir e quebrar paredes. Há ainda a garantia das construtoras, que costuma ser de 5 anos. Por fim, o valor de revenda também é bom, e geralmente compensa o investimento pois é maior do que o de compra.