top of page

Como descrever um imóvel na internet


A descrição é um dos pontos fortes de um anúncio imobiliário. Ao fornecer as informações sobre o domicílio, foque principalmente nos 200 primeiros caracteres do texto, já que essas serão as palavras que aparecerão na página de pesquisa dos buscadores, como o Google, por exemplo. Porém, não esqueça que o resto do conteúdo não deve ser deixado de lado.

Algumas características podem ser ressaltadas, como o andar em que o apartamento se encontra, localização, áreas sociais como piscina, churrasqueira, entre outros, pontos de interesse próximos ao empreendimento, como mercados, farmácias, ponto de ônibus, hospitais, escolas, etc.

Para fazer uma boa descrição de imóveis à venda ou para alugar, é importante evitar gírias e escrever corretamente, de acordo com a gramática. Tudo isso pode influenciar seu perfil de consultor positiva ou negativamente, portanto, é importante tomar cuidado ao redigir o texto.

Uma dica é colocar o corpo da descrição no Microsoft Word, pois essa ferramenta consegue analisar alguns erros de concordância e gramática. Confira alguns itens que não podem faltar na descrição do imóvel:

  • Título chamativo: Pense, de modo geral, em algumas necessidades dos seus consumidores. O que ele pesquisaria ao desejar um imóvel como o que é oferecido por você? Vale colocar uma mini descrição já no título para chamar a atenção do cliente. Apartamento em São Paulo + Três dormitórios + garagem para 2 carros, por exemplo.

  • Detalhes do empreendimento: Vale incluir informações que dêem valor ao imóvel e mostrem os benefícios que aquele lar pode trazer para a vida de quem está procurando uma casa. É possível colocar características que vão tocar no lado “emocional” do cliente e fazer com que ele se enxergue naquele ambiente: duas suítes, decorado, bela vista para o parque e localização próxima ao centro, por exemplo.

  • Texto: Use frases bem estruturadas. Além do português correto, elas devem ir em prol da imagem do corretor e da empresa e passar toda a credibilidade possível para as pessoas que, futuramente, vão se interessar pelos imóveis disponíveis.

  • Localização: Mesmo ainda sendo um ponto de discussão entre a maioria dos corretores, colocar a localização do imóvel na descrição de anúncio é algo muito válido para atrair novos visitantes. Muitas pessoas desejam conhecer empreendimentos próximos a algum local de interesse e, para ajudá-las nessa missão, nada melhor do que divulgar o endereço da residência. Se proponha sempre a mostrar um pouco mais sobre o bairro e sobre o imóvel.

  • Imagens: A descrição do anúncio é parte importante na divulgação do imóvel, mas as imagens, muitas vezes, podem falar mais do que qualquer texto. Portanto, a junção das duas formas de mostrar os benefícios da residência pode deixar seu anúncio ainda melhor. Tire boas fotos do imóvel, até mesmo com seu smartphone e publique junto ao corpo de informações. Recomenda-se 15 boas imagens por anúncio.

Fonte: Viva Real


bottom of page